quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Resumo do Mestre Moisés Kafala Neto


RESUMO

O objectivo desta pesquisa é demonstrar como o  softwares educativo Graph 4.3  pode  provocar uma revolução no traçado de gráfico de funções, dispensando o quadro preto e o  giz, ou mesmo o quadro branco e o marcador, dando maior possibilidade na compreensão das figuras para  quem aprende e economizando tempo para quem ensina.
No século em que estamos, XXI, as sociedades caracterizam-se como sociedade do conhecimento, onde as informações e as inovações se processam muito rapidamente, pois para se viver nela, é necessário ser-se flexível, sensível, criativo, actualizado e com capacidade de aprender a aprender.
As  sociedades transformam-se rápida e constantemente e o ensino permanece, na maioria dos países, com suas aulas tradicionais em descompasso com a realidade e as necessidades dos alunos/estudantes. Neste trabalho, propõe-se  demonstrar as visões cépticas e construtivistas da informática na educação, e como os softwares educativos revestem-se de grande importância no ensino de todas as ciências, e ainda  como um computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico, por meio destes aplicativos.
O processo de ensino-aprendizagem tem mudado sua tradicional forma de ser empregue, onde a inserção do computador e os softwares nas escolas tornou-se um dos factores responsáveis por tal mudança. Aliada a este factor, vem a crescente exigência dos alunos por técnicas inovadoras que tornem o ensino mais dinâmico e motivador.

Palavras-chave: informática, ensino, software educativo.


Por: MOISÉS  KAFALA NETO
Mestre em TIC- Aplicada a Educação
Professor  de Matemática desde 1981

Um comentário: