IXª Jornadas Científico - Pedagógico do ISCED de Luanda
RESUMO:
Projecto de Investigação.
TEMA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁCTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PROCEDIMENTOS HEURÍSTICOS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA/GEOMETRIA NO NIVEL MÉDIO-PRÉ UNIVERSITÁRIO
Autora: Mbiyavanga Bemba Queria
Docente: Assistente do Instituto Superior de Ciência da Educação – Isced – Luanda.
O ensino da matemática nos dias actuais, está no centro das investigações dos especialistas da área. Os alunos (estudantes) reagem negativamente ao seu ensino no contexto escolar, mais é sabido que a qualidade de um sistema educativo depende essencialmente da qualidade dos seus professores.
O uso adequado de procedimentos de solução na resolução de problemas matemáticos, em particular os heurísticos é considerado como uma das formas de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos na escola, proporcionando ao aluno o desenvolvimento das capacidades intelectuais, independência na resolução de problemas e a criatividade.
Com este projecto de investigação, pretende - se diagnosticar o estado real/actual sobre o tratamento dos procedimentos heurísticos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática/Geometria no nível médio -Pré universitário e consequentemente propor uma estratégia didáctica para o aperfeiçoamento do processo.
Palavra-chave: Heurística – procedimento heurístico - Ensino/aprendizagem – descobrir pensamento lógico - Independência - Criatividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário