sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Resumo da Dra. Adelina de Kandinge

O ISCED e os Caminhos da Investigação Científica em Educação. Implementação do Método de Investigação-Acção nos Trabalhos de Fim de Curso no Departamento de Ciências da Educação (título provisório)

ADELINA ALEXANDRA CARLOS PIO DE KANDINGI
PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ISCED/LUANDA


Resumo

O presente texto pretende seguir dois momentos, por um lado, uma reflexão teórica sobre o método de Investigação-Acção (I-A), abordando as finalidades, as características, as fases que a constituem e, por outro lado, uma breve apresentação da sua aplicação no contexto escolar.

A I-A é uma modalidade de investigação científica utilizada nos métodos qualitativos e quantitativos com o objectivo de proporcionar mudança na realidade educativa. Ela baseia-se essencialmente na «observação de comportamentos e atitudes constatadas no decorrer da acção pedagógica» (Sousa, 2005:96).

A investigação educacional privilegia o trabalho em equipa por ser mais rico e motivador. Daí que a I-A se mostra particularmente apropriada, porque funciona como uma acção cooperativa de investigação, na medida em que na sua actuação passa a incorporar as ideias e expectativas de todas as pessoas (fundamentalmente, professores e alunos) envolvidas permanentemente no processo de construção do conhecimento.

Portanto, pode dizer-se que o tema sobre o qual procuramos reflectir contribui para uma formação de professores de qualidade, mais eficaz e eficiente. Pelo que consideramos que estudos no âmbito da I-A deverão ser realizados no ISCED, a fim de se encontrarem as melhores soluções, no sentido de se produzir mudança na realidade do contexto educativo Angolano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário