segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resumo de Matondo Kiese Fernandes,

DISPOSITIVO DE ENSINO VIA INTERNET EXPERIMENTADO NO MESTRADO DE DIDÁCTICA DE FRANCÊS E ENGENHARIA DE FORMAÇÃO

Resumo do artigo apresentado por

Matondo Kiese Fernandes, PhD
Docente Investigador principal do Projecto ATICLEF[1]
Centro de Investigação Científica do ISCED/Huíla



Temática: Modelos, realidades e perspectivas do uso das TICs e as tecnologias espaciais na transformação de processos universitários


O acto pedagógico realiza-se tradicionalmente num ambiente institucional natural de ensino/aprendizagem, isto é numa sala de aula. Todavia, por motivos de várias ordens, situações de tipo “Presença de Formandos e ausência de Formador” (ou vice-versa) podem se verificar na localização dos principais actores da formação no momento desejado para a realização de uma aula. Na perspectiva da mediação tecnológica, partindo de situações pedagógicas levantadas por Bernard BLANDIN (1999), pode-se recorrer às aulas realizadas através da Internet num ambiente institucional virtual de ensino/aprendizagem.

As condições humanas e materiais do Mestrado de Francês levaram à ideia de recorrer ao ensino aberto e à distância como modalidade complementar de formação.

Como dispositivo tecnológico para o Mestrado em DFLE-EF, pensou-se numa plataforma internet de formação. Ensinar/aprender com uma plataforma EAD é, pós, uma forma de recriar um espaço de trabalho à distância, idêntico ao do presente: nele reencontramos actores (Formadores, Formandos...), conteúdos, trocas, interacções, estratégias pedagógicas, etc.; claro, com especificidades e adaptações necessárias, de acordo com às possibilidades/limitações tecnológicas do contexto de formação. 

A localização geográfica dos principais actores do Mestrado em DFLE-IF justifica bem o recurso ao Ensino Aberta e à Distância como modalidade complementar de formação.

Os meios de acompanhamento dos Formandos foram completados com a utilização do dispositivo off-line, conexão “computador-telemóvel”, abrindo assim perspectivas interessantes na concepção de dispositivos EAD.



[1] ATICLEF (Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação às Línguas e Engenharia de Formação) é um projecto do Centro de Investigação Científica do ISCED/Huíla.

3 comentários:

  1. método inovador. mais partindo do pressuposto que tudo nesta vida tem vantagens e desvantagens, este método não nos mostra somente vantagens! sendo assim gostaria que o prof me dissesse quais são as desvantagens deste método. visto que nem todos tem as condições de terem sempre a internet no telemóvel ou computador? isso não quer dizer que sou contra o ensino ou mestrado a distancia, muito pelo contrario ate gosto e aposto nele porque faz com que o futuro mestre, ganhe o habito de pesquisa e utilização das TIC'S.

    ResponderExcluir
  2. método inovador. mais partindo do pressuposto que tudo nesta vida tem vantagens e desvantagens, este método não nos mostra somente vantagens! sendo assim gostaria que o prof me dissesse quais são as desvantagens deste método. visto que nem todos tem as condições de terem sempre a internet no telemóvel ou computador? isso não quer dizer que sou contra o ensino ou mestrado a distancia, muito pelo contrario ate gosto e aposto nele porque faz com que o futuro mestre, ganhe o habito de pesquisa e utilização das TIC'S.

    ResponderExcluir
  3. avec le Tic's ,c'est une methode tres fiable pour l'enseignement de la langue , c'est ainsi la science doit ocupee une place tres importante pour le developpement d'une societe, il faut creer une strategie pour son enseignement . felicitation monsieur professeur et a tous les participants de ce congres

    ResponderExcluir