segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Resumo do PhD. Alexandre Garrett

PERGUNTAS DE RESPOSTAS ABERTAS vs PERGUNTAS DE RESPOSTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA: UMA REFLEXÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

RESUMO
As investigações em educação matemática vêm motivando o esforço dos investigadores no desenvolvimento de instrumentos adequados de recolha de dados que ajudem a encontrar resultados coerentes sobre o verdadeiro saber dos estudantes. Neste processo, surge o debate sobre as formas que efectivamente revelam ou medem os conhecimentos adquiridos pelos estudantes.
Este estudo constitui uma contribuição ao referido debate, e pode servir de referência para esclarecer determinadas posições, sobretudo quando se utiliza a técnica do questionário no processo de recolha de dados, ou se avalia os estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
O objectivo do trabalho é analisar as actuações dos estudantes em dois tipos diferentes de perguntas, que perseguem os mesmos propósitos. Pretendemos saber se, por exemplo, os alunos que seleccionam a opção correcta numa pergunta de múltipla escolha mostram evidências de tê-lo feito de forma fundamentada, analisando as suas actuações numa pergunta comparável de resposta de desenvolvimento.
Os dados obtidos nesta análise reportam um estudo levado a cabo com estudantes do ensino médio e universitários, em Luanda, num total de 146. Depois de codificar as respostas apresentadas pelos estudantes, fez-se um cruzamento de dados com ajuda de um software estatístico. Os resultados encontrados mostraram que muitos estudantes que seleccionaram a resposta correcta numa pergunta de múltipla escolha não tinham apresentado vias sustentáveis ao resolver um problema de desenvolvimento (aberto) similar. As actuações destes estudantes indicam que provavelmente seleccionaram de forma aleatória as opções correctas nas perguntas de múltipla escolha.


Por: Alexandre Joaquim Garrett

Nenhum comentário:

Postar um comentário