sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Resumo do Mestre Abreu Paxe

A problemática da leitura: as tic’s, a arte em contexto de aula

Prof. Mestre Abreu PAXE[i] (ISCED de Luanda)

Resumo

A minha comunicação persegue três objectivos: o primeiro consiste em apresentar um quadro geral como se pode compreender a leitura para além do suporte escrito como forma de proporcionar conhecimento. O segundo vai estabelecer a discussão da relação entre o verbal e o não verbal, o tradicional e o moderno nos textos artísticos. Ver nesta discussão como se pode estimular e compreender a leitura semiótica. Por fim, partindo do princípio de que o que muda no mundo são as culturas, as épocas e os contextos sociais, vou tomar as tic’s como eixo pelo qual estudarei a presença destes em contexto do ensino da literatura e outras artes.

Palavras chave: Leitura, semiótica, arte, ensino.



Do provérbio e das artes: a imagem como elemento apelativo e estruturante
Prof. Mestre Abreu PAXE (ISCED de Luanda)
Resumo
O provérbio, na literatura e na cultura angolana, normalmente não é tomado como texto artístico, pois, pensamos que se ignora, a sua estrutura de imagens e os outros suportes em que funciona. Neste trabalho, vamos explicar como é que o provérbio em alguns povos de Angola, enquanto prática de manifestação popular, estabelece diálogos interartísticos e demonstrar a sua progressão nas práticas artísticas modernas, e, por fim, discutir as relações de estruturas entre o provérbio, a poesia experimental, a concreta e a performance. Esta comunicação desenvolve considerações para o questio geral entre, a semiosfera da oralidade e, por outro, a das vanguardas, como forma de ampliar e aprofundar os estudos da literatura comparada, contrapondo a literatura oral à literatura escrita e aos outros sistemas semióticos que se reaproximam de práticas ancestrais.
Palavras-chave: oralidade, semiosfera, fronteira, vanguarda, semiótica.



[i] Abreu Castelo Vieira dos PAXE, Professor Mestre
Instituto Superior de Ciencias da Educação (ISCED de Luanda)
Departamento de Língua Portuguesa
abreupaxe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário