sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Resumo do Mestre Maquiesse Pembele


IX ªS JORNADAS CIENTÍFICAS DO ISCED DE LUANDA

TÍTULO: Reflexoes sobre o processo de ensino-aprendizagem da
           geometria nas escolas do Iº cíclo do ensino médio em Luanda
AUTOR: Maquiesse Pembele
E-mail: maquiessepembele@yahoo.com.br




RESUMO


Neste trabalho comenta-se sobre o processo de ensino-aprendizagem da Geometria nas Escolas do Iº Cíclo do Ensino secundário em Luanda com base nas constatações vividas durante a observação de aulas a quando da preparação  do trabalho do fim do curso de licenciatura, durante o acompanhamento da prática docente no ISCED e no decorrer dos quinze cursos de superação já realizados no Centro de Aperfeiçoamento Para os Professores de Matemática da província de Luanda.
Estas cosntatações evidenciam a existência de dificuldades nos professores, tanto do ponto de vista didáctico quanto científico, bem como problemas de manuseamento dos instrumentos geométricos.
Dentre os factos preocupantes destaca-se a retomada do carácter experimental da geometria, em detrimento do seu “saudável e produtivo” carácter dedutivo, facto que do nosso ponto de vista achamos não proporcionar melhor direcção à aquisição de conhecimentos. É certo reconhecer que a geometria originalmente surgiu por necessidades práticas, mas também devemos reconhecer que o seu desenvolvimento só se efectivou com as intervenções de Tales de Mileto, dos pitagóricos, dos platónicos, e tantos outros que “romperam”, com métodos dedutivos e sistemas axiomáticos, a limitação pela actividade prática, conforme a história da matemática.
É necessário assegurar boa formação aos futuros profissionais. Mas isso não descarta a necessidade de apiá-los ao longo do exercício profissional. Quer dizer, a nossa preocupação não deve limitar-se em “Como preparar o futuro profissional?”, devendo estender-se  até o “ Como ajudar os que se encontram em exercício para uma melhoria?”


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário