segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Resumo do Dr. Ferreira M. Fragoso

Título:
A SUPERAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES NA REPÚBLICA DE ANGOLA. É UM PROBLEMA SOCIAL DA CIÊNCIA OU PROBLEMA DE UMA CIÊNCIA SOCIAL?
Autor: Ferreira Manuel Fragoso
(Doutorando em Ciências Pedagógicas no ICCP - Havana -Cuba)
Licenciado em Pedagogia – variante Gestão e Inspecção Escolar no ISCED de Luanda.
Pós graduado em direito e Sociedade – Faculdade de Direito da UAN e Universidade Federal de Fluminense - Brasil.
Ocupação Profissional: Director de Escola e Consultor da Direcção Provincial da Educação de Luanda.
Professor há 23 anos.

 
Resumo:
Independentemente do contexto no qual se desenvolve as funções do docente, a superação profissional é uma necessidade, já que o desenvolvimento científico e tecnológico é permanente.
Não obstante alguns ganhos que se conseguiram no desenvolvimento educativo do País nos poucos anos de paz, ainda existem sérias limitações e problemas em várias áreas do desenvolvimento educativo para impulsionar o modelo de sociedade que aspiramos construir.
O modelo da futura sociedade angolana não se pode conceber sem a superação profissional dos docentes, assunto que se converte num problema social para a ciência e constitui o objectivo fundamental deste trabalho.
A formação harmoniosa e integral da jovem geração, de maneira contínua e sistemática, elevaria também o nível científico, técnico e tecnológico, aspecto fundamental para contribuir no desenvolvimento sócio económico do País e a formação de um indivíduo capaz de compreender os problemas nacionais, regionais e internacionais de forma crítica e construtiva, que participe de maneira activa na vida social, à luz dos princípios democráticos.
Para se obter estes propósitos requer que o pessoal (directores e docentes) se supere profissionalmente.
Pretende-se no futuro dar solução à contradição existente entre a necessidade de elevar a qualidade da educação ao nível dos docentes do Ensino Geral e Técnica da província da Luanda a partir do emprego do método científico, que conduzirá a uma possível solução de vital importância para a República de Angola, particularmente para a província Luanda: uma estratégia para desenvolver a superação profissional do docente da província Luanda.







Nenhum comentário:

Postar um comentário